• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Rua João Pessoa, 20, Centro, 
São João Batista do Glória - MG 

(35) 3524-1331 

(35) 98898-2216

São Roque de Minas

O Município de São Roque de Minas faz parte da região onde anteriormente habitavam os temidos Índios Cataguazes, (Catu-Aná ou Cataguás), que em 1675 foram dizimados pelo bandeirante Lourenço Castanho Taques.


Alojaram-se em suas terras, posteriormente, os negros escravos, fugidos das redondezas, que ali formaram os célebres quilombos, aproveitando as terras férteis da cabeceira do Rio São Francisco, então denominado “Cabrestos Grandes”.

Esses negros viviam da agricultura, da pesca e da caça, e, durante longos anos resistiram ao domínio dos brancos. Somente em meados do século XVIII, possivelmente em 1758, Diogo Bueno da Fonseca, de ordem do então Governador das Gerais, conseguiu aniquilá-los em lutas sangrentas. 


A partir dessa época, a região passou a ser povoada por mestiços e brancos provindos dos centros de mineração das vizinhanças, então em decadência.
O povoado surgiu como na maioria dos municípios brasileiros; da fé religiosa dos seus habitantes, que, em 1762 construíram uma capela em honra a São Roque, sob a liderança de Manoel Marques de Carvalho, o fundador da cidade.

 

A capela localizava-se em terreno da fazenda de propriedade do fundador, onde hoje denomina-se Capela Vellha.
Posteriormente a fazenda foi vendida a Belarmino Rodrigues de Melo, que, em 1858, doou as terras que vieram a formar o patrimônio da futura cidade de São Roque de Minas. O povoado tomou o nome de São Roque.

Fonte: http://www.saoroquedeminas.mg.gov.br/cont_pag1.asp?pag=41